A grande Tribulação
“Porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o principio do mundo até agora não tem havido’’ (Mt. 24:21). É o tempo da “angustia de Jacó” (Jr. 30:07). “O dia da vingança de nosso Deus” (Is.34:7; 61:2-3), logo após o arrebatamento,começara no mundo a grande tribulação.
A palavra tribulação literalmente significa: comprimir com força, será como pisar em uvas no lagar, ou moer cana-de-açúcar no moinho! (Is. 13:11). Será um período de sofrimento de propagações jamais vista, que há de se abater sobre o mundo (Ap. 7:14). A grande tribulação durara 7 anos (Dn. 9: 27). Porem, dos sete anos, os
piores serão os últimos 3,5 (três e meio).
O tempo da grande tribulação
É evidente que o tempo da grande tribulação corresponde a septuagésima semana, sobre a qual a profecia diz: ele (o anticristo) firmara um concerto com muitos por uma semana, e na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares, e sobre a asa das abominações vira o assolador (Dn. 9:27). A quantidade de Anos da septuagésima semana: (1 semana) x (7 anos). A quantidade de dias da septuagésima semana: (7 anos) x (360 dias do ano profético) = 2.520 dias (divididos em dois períodos de 3 anos e meio ou 1.260 dias ou 42 meses). Esta ultima semana dividi-se em dois períodos de três anos e meio cada um:
• Anos: há expressão um tempo, tempos e metade de um tempo, (Dn. 7:25, 12:07; Ap. 12:14) se refere a um ano, dois anos e metade de um ano, o que significa o equivale a 3 anos e meio!
• Meses: este período de quarentena e dois meses, é mencionado na bíblia (Ap.11:2, 13:5).
• Dias: o mesmo período também identificado por dias 1.260 dias (Ap. 11:3, 12:6; Dn. 12:11-12)
O INTERVALO DE 75 DIAS ENTRE O APARECIMENTO GLORIOSO E O MILÊNIO
Segundo a Palavra, entre o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo e o início de Seu governo milenar, haverá um intervalo de 75 dias. Podemos encontrar essa informação embutida em Daniel 12:11-12:
"E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias." Porque bem aventurados os que chegam até 1.335 dias? Por que estes depois que passarem pelo julgamento das Nações e forem considerados como ovelhas farão parte do milênio, os bodes serão esterminados.
Antes de seguir com os detalhes dos 75 dias de intervalo, é importante que entendamos qual é o contexto de sacrifício contínuo. Quando Daniel escreve sobre o sacrifício contínuo que é retirado, ele está se referindo à atitude do anticristo, que profanará o templo de Deus reconstruído na metade do período de Tribulação, conforme está em 2 Tessalonicenses 2:4:
"...o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."
O templo judeu era onde ocorriam os sacrifícios de animais em adoração a Deus. Como deduzimos que o sacrifício contínuo dito em Daniel 12:11 será retirado justamente na metade do período de Tribulação, ou seja, 3 anos e meio? A resposta está em Daniel 9:27:
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."
Portanto, na metade da semana, ou exatamente no fim de 3 anos de meio de Tribulação ocorrerá a profanação do templo por parte do anticristo. Conforme a cronologia da Tribulação, restarão 3 anos e meio que são exatamente denominados de Grande Tribulação, cuja duração é de tempo, tempos e metade de um tempo, que significam 3 anos e meio, ou 1260 dias.
Voltando a Daniel 12:11, o versículo fala de 1290 dias. Então, a primeira parte dos 75 dias de intervalo é de 30 dias, subtraindo-se 1260 de 1290 dias. Como Daniel 12:11 fala acerca do sacrifício contínuo, e,conforme explicado acima, tem a ver com o templo de Deus que havia sido profanado pelo anticristo até então, sugere-se que esses primeiros 30 dias poderiam estar ligados à purificação do templo, em preparação para o Milênio.
Finalmente, Daniel 12:12, diz que bem-aventurados serão os que esperarem 1335 dias (45 dias a mais que em Daniel 12:11), completando então os 75 dias de intervalo. Não há muitas pistas do que ocorrerá nesses 45 dias finais de preparação, mas o que podemos dizer é que certamente será algo extremamente maravilhoso o que Deus terá preparado para aqueles que perseveram. Finalmente veremos o cumprimento pleno do que foi preparado em 1 Coríntios 2:9:
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam."
Depois desses 75 dias, começará oficialmente o governo milenar de Jesus Cristo. Imagine o seguinte, leitor: se Deus demorou seis dias para criar o mundo que conhecemos, qual será o tamanho do esplendor do que Deus terá que demorar 75 dias para construir para os que o amam? Creio que não haverá palavras humanas para descrever, de tão majestoso!
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A SEGUNDA VINDA E O ARREBATAMENTO?
O arrebatamento e a segunda vinda são dois eventos distintos e separados pela tribulação. Um fator importante é entender o ensino do Novo Testamento de que o arrebatamento pré-tribulacional se baseia no fato de que duas vindas futuras de Cristo são apresentadas. A primeira vinda é o arrebatamento da Igreja entre as nuvens antes da tribulação, ao passo que a segunda vinda acontece no final da tribulação quando Cristo voltar à terra para começar Seu reinado de 1000 anos. Quem quiser entender o ensino bíblico do arrebatamento e da segunda vinda deve estudar e decidir se as Escrituras falam sobre um ou dois eventos futuros. Nós acreditamos que uma consideração sistemática de todas as passagens bíblicas revela que as Escrituras ensinam duas vindas futuras.
O arrebatamento é apresentado claramente em 1 Tessalonicenses 4.13-18. Ele é caracterizado na Bíblia como uma “vinda acompanhada de um traslado” (1 Coríntios 15.51,52; 1 Tessalonicenses 4.15-17)
As diferenças entre os dois eventos são harmonizadas naturalmente pela posição pré-tribulacionista, enquanto outras posições não conseguem explicar adequadamente essas diferenças.
O propósito da grande tribulação
Primeiro grande propósito da grande tribulação é preparar a nação de Israel para o messias. O fato é demonstrado por trechos do antigo testamento (Dt. 4:30; Jr.30:7;Ez.20:37;Dn.12:1;Zc.13:8-9), o propósito de deus para Israel na tribulação é promover a conversão de multidão de judeus que entraram na benção do reino milenial de cristo.
O segundo grande propósito é derramar juízo sobre o homem e nações descrentes (Ap. 3:10), por algum tempo, a morte se ausentara (Ap. 9:6), haverá a operação plena da iniqüidade no mundo (2 Ts. 2:7-10), haverá manifestações de pragas, taças e ais, com a ira de Deus todo poderoso (Ap. 9), haverá morte de um terço da população do mundo (Ap. 9:18), haverá toque das sete trombetas, que demonstram
o poder de Deus (Ap. 8, 9 e 11).
A manifestação do anticristo
A bíblia sagrada diz que a manifestação do anticristo é segundo á eficácia de satanás, com sinais e prodígios de mentiras (2 Ts. 2:9)
O anticristo será um homem personificando o diabo, porem apresentar-se a como se fosse o próprio deus (Dn. 11:36; 2 Ts. 2:3-4). A besta ou anticristo será o maior líder de toda a historia, acima de qualquer famoso general ou governante. A sua sabedoria e capacidades serão sobrenaturais, a ação diabólica e outros fatores contribuirão para a implantação do governo do anticristo, como poderio bélico, alta tecnologia e poder econômico.
O anticristo influenciara as massas com seus discursos inflamados (Ap.13:), o anticristo será recebido ao aparecer como sendo portador da solução dos problemas e crises que abalam o mundo inteiro, coisa que os lideres mundiais até hoje não foram capazes de solucionar. O primeiro presidente da assembléia geral da ONU, Paul Henri Spaak, declarou: “nós não queremos mais um comitê já que temos comitês que cheguem. O que queremos é um homem de influencia suficiente para conseguir que todos os povos se aliem e nos tire do atoleiro econômico em que estamos nos afundando. Mandem-nos esse homem e, seja ele Deus ou o diabo, nós o receberemos’’.
As nações estão prontas para receberem o anticristo e lhe entregarem os reinos do mundo.Na grande tribulação a terra estará sob o controle total do anticristo. Controlará o mundo em seus aspectos variados.
• Área política (Ap. 13:4; 17:12-17)
• Área econômica (Dn. 11:38-43; Ap. 13:17; 18:1-4)
• Área religiosa (Ap. 13:1-18; Dn. 11:35)
• Área do império romano restaurado (Ap. 13:1,17:8-17)
A missão do anticristo, implantar o domínio de satanás em todo o mundo, afim de que este seja transformado no reino das trevas. Para tal o anticristo criará uma única religião (Ap. 13:11-18). Estabelecerá uma economia fortemente centralizada (Ap.13:17-18). Destruirá as bases da religião divina (2 Ts. 2:4). Enganará Israel (Dn. 9:27, Ap. 12:12-17). Multiplicará a iniqüidade no mundo (2 ts 02:03).